20 novembro 2014

Umectação Capilar


Umectação Capilar
Umectar o que? Sim meninas! Umectação Capilar!!
Esse processo é usado há séculos pelas indianas como tradição familiar. Elas utilizam a técnica como tratamento noturno e para tratar de problemas capilares, tais como crescimento lento ou queda, fraqueza, pontas duplas e outros.
Conforme o dicionário umectar é Molhar, embeber, banhar, umedecer.  Portanto, a famosa umectação capilar nada mais é do que banhar ou embebedar os cabelos com óleos vegetais (óleos puros e mornos).
Agora vamos às perguntas mais frequentes:
Meu cabelo é bem oleoso, se eu fizer essa umectação ele não ficará mais oleoso ainda?
NÃO ficará. Conforme dito acima meninas, a umectação é um tratamento com óleos vegetais e não minerais.  
Para entender melhor: O óleo vegetal é extraído das sementes de plantas. Ele penetra na fibra capilar, nutre e fortalece o cabelo, devido a sua composição familiar aos nossos tecidos. Já o óleo mineral é derivado do petróleo, sua fabricação é puramente industrial. Ele cria uma barreira protetora que impede a perda de água dos fios, deixando-os mais fáceis de pentear. Por não penetrar nos fios, deixa o mais cabelo oleoso, pesado e sem vida.

Que tipos de óleos as indianas usavam? Devo utilizar os mesmo óleos?

Bom, conforme minha pesquisa os óleos mais utilizados pelas indianas são: Óleo de Coco, Óleo de Rícino (ou mais conhecido como castor oil, falaremos mais dele depois), Óleo de amêndoas e Óleo de azeite extra virgem. 
O óleo que você deve escolher para sua umectação vai depender do  resultado que deseja. Abaixo há uma tabela que vai auxiliar na escolha destes óleos. Veja:


É importante ressaltar que o fator mais importante da umectação tradicional (indiana) não é a aplicação dos óleos, mas sim a MASSAGEM! É ela que ativará circulação sanguínea do couro cabeludo e isso fará com que os folículos sejam estimulados, potencializando o crescimento deles.

Note que neste post não falamos de Óleos Essenciais, apenas Óleos vegetais. Os essenciais são óleos que precisam de um cuidado maior para utilizar.

Para informações de aplicação dos óleos, veja o vídeo Desafio do Óleo de Rícino Crescimento Capilar -01 no canal WappaModa.  Nele a Bàrbara mostra a vocês o passo a passo desta aplicação.

 

E ai meninas vamos fazer uma umectação para desfilar os cabelos divos ao vento??
No próximo post falaremos sobre o famoso DESAFIO DO ÓLEO DE RICINO (CASTOR OIL CHALLENGE) e por que você tem que correr para entra nesta também!!!!

Fiquem Ligadas!!







Um comentário:

  1. Bárbara, estou querendo abrir uma nova categoria no meu blog sobre produtos de beleza favorito das blogueiras. E você poderia me dizer qual o seu rímel, blush, base, corretivo e produto pra cabelo favorito? e o motivo pelo qual gosta desses produtos? Te agradeço desde já ♥

    ResponderExcluir